Vou fazer um resumo dos 5 dias de cursos que participei nesta edição do Festival Gastronômico de Campinas!! Infelizmente não consegui participar de todos... mas não se pode ter tudo nesse vida não é?!
O Festival deste ano, como já dito em postagem anterior, teve como tema principal a Itália!!
Meu primeiro dia foi com o gourmet
Fernando Vernier na Estação Cultura, apresentando: Massas e Molhos Clássicos e suas versões. Gente ele fez um molho bolonhesa "de verdade", muito diferente do que nós chamamos de bolonhesa... Uma delícia! As receitas eu irei postando conforme for testando em casa :)
Neste dia eu não levei máquina... snif...
Minha segunda participação foi no
Casa de Maria Bistrô (foto1): Laços Italianos em Companhia das Ervas.
Gente do céu!! Ótimooo!! Os chefs
Claudio Cury e
André Bearzotti arrasaram no cardápio! Entrada antespastos de berinjela, tomate seco (q de secos não tinham nada! divinos!), alho assado e pra acompanhar pão italiano chamuscado! Tudo regado a um azeite de primeira e um ótimo vinho! Depois degustei 2 tipos de bruschetas (sardela com berinjela e queijo parmesão, sardela com escabeche de pimentas - não arde, prometo! - e queijo parmesão). Pra finalizar risoto de funghi com baunilha!!! Uauuu!! Muito delicado e suave! Uma delícia mesmo!
 |
Foto1 |
As delícias que mencionei (berinjelas, alho assado, tomate seco, escabeche e sardela) todos eles são da
Companhia das Ervas! Você encontra tudo prontinho pra arrasar em casa com os amigos - hehe! Tudo de primeira e sem conservantes! Eu adorei conhecer um pouco mais sobre a história e produtos da Companhia!
De volta a Estação Cultura, com o Chef Jurandir Meirelles! (foto 2). Pra mim foi o dia mais especial de todos! Tive oportunidade de conversar com ele, e ele sempre muito solícito, tirou todas as dúvidas, deu dicas e sorrisos! Até tietei e tirei uma foto com ele rsrss. Como entrada ele serviu carpaccio de polvo com vinagrete de tomate fresco e palmito pupunha, acompanhado de saladinha verde. E como prato principal uma de suas famosas massas: linguini com ervas e filet mignon com crosta de cogumelos frescos com cobertura de grana padano gratinado!!!! Sem palavras! Fui tão afoita provar que esqueci da foto... Sorry... Os vinhos maravilhosos ficaram por conta da
MS Import, que por enquanto só atende aos restaurantes, mas se você juntar uma turma e fechar uma caixa, quem sabe, né?! :)
 |
Foto2 |
Na faculdade
IGA-Campinas (foto 3) a apresentação ficou a cargo do Chef e professor
Angelo Bolsonaro que ensinou um pouco sobre a história da gastronomia da Costa Amalitana. Ele preparou ravioles com recheio de escarola e molho ragu de polvo, coberto com mussarela de búfala e tomate cereja! Nunca comi um polvo tão macio e saboroso!
 |
Foto3 |
Encerrei minha participação neste Festival no mini curso de baristas na Estação Cultura(foto4). A abertura foi feita por
Ali El-Khatib, autor e coordenador do projeto
Campinas Café Festival que este ano fez parceria com o Festival Gastronômico. Em seguida fizemos uma viagem sensorial e aprendemos um pouquinho sobre degustação de cafés. A noite foi finalizada com o Chef
Felipe Vianna que serviu um canapé de queijo camembert com nozes e amêndoas trituradas, coberto com cordeiro ao molho de café! Apresentando uma nova tendência na gastronomia: o uso do café em preparações salgadas.
 |
Foto4 |
Bom pessoal é isso!
Vale muito a pena participar destes Festivais! Aprendemos muito, fazemos amizades, contatos... Enfim um programa diferente!
Um beijo!
Elen.