quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

É gripe?? Deu sopa, hein?!

Atchimmmmmmmm!!!

Na semana q antecede o feriadão do carnaval... Uma gripe em dose dupla: eu e o lindu...
Ai... ai... agora não temos mais nossas mamães pra fazer aquela sopinha nutritiva. Mas não tem problema eu mesma juntei a pouca força que tinha pelo mal estar dessa danada gripe e fui pras panelas salvar nosso feriado! Por que passar o carnaval gripado ninguém merece, não é?!

Uma pequena curiosidade... eu quando ainda morava na casa de mamãe não tinha nenhuma ideia de como fazer uma sopa saborosa e suculenta. Pois então... não foi que um dia quem ficou doente foi minha mãe... e aí minha amiga eu tive que me virar pra cuidar da "véinha" (maneira carinhosa de chamá-la). E não foi que fiz uma sopinha pra lá de bouaa!! De lá pra cá não tem quem não tome uma sopinha de minha autoria que não peça um repeteco!! :p

Mas chega de blábláblá, mesmo por que o anti-gripal tá começando a fazer efeito e o soninho tá vindo...

Prepare os legumes... Eu comprei uma bandejinha de cenoura, vagem e abobrinha já em cubinhos (espertinhaaa hehe), cortei também em cubinhos: uma abóbora paulista (mas pode ser cabochã fica ótimo!), duas batatas (pode ser madioquinha), tomates em cubos maiores (sempre coloco tomate nas minha sopas de legumes, adoro), uma cebola, alguns dentes de alho (pra gripe é bãooo!), providenciei uma outra bandeja de salsinha e cebolinha já picada bem miudinha, um tantinho de fubá mimoso e alguns temperinhos.

Aqueça uma panela grande com um fio de azeite e doure a cebola e o alho, depois vá colocando os legumes na ordem do mais duro para o mais macio, menos os tomates. Mexendo sempre para ir agregando todos os sabores. Nessa fase você já pode colocar sal, se quiser dá pra usar algum caldo de legumes em cubinho ou em pó. Quando estiver começando a grudar na panela coloque água quente até cobrir e mexa... Deixe lá cozinhando não tenha pressa... vá provando o tempero, coloque um pouquinho de pimenta móida na hora, acerte o sal. Coloque mais água se for necessário, faça bastante caldo.
Os legumes mais macios vão começar a derreter... ótimo!! Isso vai dar cremosidade pra sua sopa. Se preferir você pode até amassar um pouco. Mas hoje eu queria com os pedacinhos.
Assim que os legumes estiverem quase todos cozidos acrescente um tanto de fubá misturado a um pouco de água, cerca de umas 2 colheres de sobremesa... Vai depender de quão cremosa você quer. Se tiver dúvida vá colocando aos poucos, pra não correr o risco de passar do ponto e sua sopa virar uma polenta de dura!
Pra finalizar coloque os tomates, deslique o fogo e salpique salsinha e cebolinha.

Hummmmm!!



Não há gripe que resista a um tanto de vitaminas e nutrientes desse!!!
Pra acompanhar pão fesquinho com manteiga (Aviação!).

Dica extra: nos dias mais frios você pode ralar um pouco de gengibre e misturar no final, antes da salsinha! Fica delícia e esquenta que é uma beleza!

"Zai bra lá gribe!!"

Ziriguidum! Telecoteco! Balacobaco!!
Bom carnaval pra todo mundo!!!!!
Besooo!!
Hoje com sotaque do Pato Donald! :D

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More